Resulima reforça a rede de ecopontos 17 de outubro de 2018

Durante o ano de 2018, a Resulima irá fazer um forte investimento no reforço da rede de ecopontos que estão disponíveis à população. Tendo como objetivo contribuir para o aumento das quantidades valorizáveis, no 3º trimestre de 2018, foram instalados 23 ecopontos, pela Resulima, em toda a área geográfica da Resulima. O esforço de reforço na rede de ecopontos irá continuar durante todo o ano.

Resulima reforça a rede de ecopontos 17 de outubro de 2018

Durante o ano de 2018, a Resulima irá fazer um forte investimento no reforço da rede de ecopontos que estão disponíveis à população. Tendo como objetivo contribuir para o aumento das quantidades valorizáveis, no 3º trimestre de 2018, foram instalados 23 ecopontos, pela Resulima, em toda a área geográfica da Resulima. O esforço de reforço na rede de ecopontos irá continuar durante todo o ano.

Crescimento de 10% na recolha tri-fluxo - 3º trimestre 3 de outubro de 2018

Fruto dos diversos investimentos realizados pela Resulima (reforço da rede de ecopontos com a colocação de 59 ecopontos, renovação da frota de recolha de seletiva com a aquisição de novos camiões e carrinhas, alargamento do projeto de recolha de resíduos valorizáveis junto do pequeno comércio e serviços, ações de comunicação de ambiental: "Comércio a reciclar" e "Reciclar Vale Mais"registou-se, até final de setembro de 2018, um crescimento de 10% nos quantitativos de materiais recicláveis. Este crescimento traduz-se num aumento, por fileira, de: 21% no papel/cartão, 12% no plástico/metal e 2% no vidro. 

 

Os bons resultados obtidos permitem-nos acreditar no potencial dos investimentos que temos vindo a implementar, prosseguindo com a implementação dos mesmos, como contributo essencial para uma melhor prestação do serviço de valorização de resíduos, alcançando as metas definidas.

ECOEVENTO | Resulima e Neopop juntam esforços 28 de agosto de 2018

Decorreu, entre os dias 8 e 11 de agosto, junto ao Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo o festival de música Neopop. O resultado de um esforço conjunto entre a Resulima e a organização deste festival, permitiu disponibilizar equipamentos para a separação dos resíduos, bem como a recolha dos mesmos, contribuindo para uma melhor consciencialização ambiental, transformando este festival num Ecoevento. Assim, durante estes dias foram recolhidos 200 kg de papel/cartão, 270 kg de plástico/metal e 1.500 kg de vidro. 

 

Reciclar Vale Mais 2 de agosto de 2018

A EGF vai disponibilizar uma rede nacional de “ecopontos especiais” com benefícios económicos para os Portugueses que separam as suas embalagens usadas. A campanha Reciclar Vale Mais vai decorrer de norte a sul do país, em 15 lojas do Pingo Doce. Ao entregar as embalagens usadas no Ecoponto, em sacos de 30 ou de 50 litros, a EGF oferece 0,10€ ou 0,15€ em cartão Poupa Mais, para utilização imediata.

Esta iniciativa pioneira em Portugal decorre no âmbito do programa nacional de inovação social da EGF, em que sete das suas concessionárias (Amarsul, Ersuc, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho) estão a desenvolver esta ação com o cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A campanha Reciclar Vale Mais pretende sensibilizar a população para a separação de resíduos e, em simultâneo, alertar para o benefício imediato de colocar as embalagens usadas no ecoponto, demonstrando que a reciclagem tem valor ao devolver ao cidadão uma parte para poder descontar nas suas compras em lojas Pingo Doce. Desta forma, também se procura garantir que as metas nacionais são alcançadas e que as embalagens usadas são entregues nas empresas responsáveis pela sua gestão e tratamento.

Esta campanha piloto vai estar presente em 15 lojas do Pingo Doce ao longo do país, que apoiou esta iniciativa cedendo espaço nos parques de estacionamento dos seus estabelecimentos. Durante dois meses será oferecido dinheiro em cartão Poupa Mais em troca de embalagens usadas entregues num destes pontos de recolha. A campanha está disponível nas lojas de Arcos de Valdevez, Viana do Castelo (Portuzelo), Quinta do Conde, Barreiro e Alcochete, Porto de Mós, Batalha, Águeda, Aveiro, Vila Nova de Gaia (Coimbrões), Santa Maria da Feira, Fafe, Vizela, Monção (Gandra) e Vila Nova de Cerveira (Lugar de Faias).

Comércio a Reciclar 20 de julho de 2018

A Resulima inicia a 23 de julho uma forte campanha de sensibilização ambiental, denominada “Comércio a reciclar”. Trata-se de uma campanha de sensibilização ambiental dirigida ao pequeno comércio e serviços que prevê visitar mais de mil estabelecimentos, sensibilizando-os para a correta separação dos resíduos valorizáveis. Estas ações de sensibilização visam educar, sensibilizar e promover, junto do comércio e serviços, uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos no âmbito da valorização dos resíduos urbanos. Estas ações de sensibilização estão devidamente coordenadas com a oferta de um serviço diário de recolha de resíduos valorizáveis.

O projeto tem o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Crescimento de 9% na recolha tri-fluxo - 2º trimestre 9 de julho de 2018

Fruto dos diversos investimentos realizados pela Resulima (reforço da rede de ecopontos, renovação da frota de recolha de seletiva, alargamento do projeto de recolha de resíduos valorizáveis junto do pequeno comércio e serviços, realização de ações de sensibilização) registou-se, no 1º semestre de 2018, um crescimento de 9% nos quantitativos de materiais recicláveis recolhidos.

 

Os bons resultados obtidos permitem-nos acreditar no potencial dos investimentos que temos vindo a implementar, prosseguindo com a implementação dos mesmos, como contributo essencial para uma melhor prestação do serviço de valorização de resíduos, alcançando as metas definidas.

Centro de Comunicação dos Oceanos 3 de julho de 2018

A EGF e as 11 Concessionárias apoiam e participam nas palestras de intervenção do Centro de Comunicação dos Oceanos, que inicia no dia 4 de julho, pelas 16h00, na Academia de Ciências de Lisboa. A primeira sessão, moderada por Nysse Arruda (jornalista e curadora) conta com a participação da bióloga Jessica Link (Universidade de Sta. Catarina, Brasil), do Chef Luis Baena, de Ana Loureiro (Diretora de Comunicação da EGF) e de uma vídeo-entrevista exclusiva com Garret McNamara (Surfista de Ondas Gigantes).

As empresas RESULIMA, ALGAR, AMARSUL, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, SULDOURO, VALNOR, VALORLIS, VALORSUL e VALORMINHO, Concessionárias da EGF, estão a apostar em novas formas de dar visibilidade ao trabalho essencial que fazem todos os dias de tratar e valorizar os resíduos que todos os cidadãos produzem, dando visibilidade às consequências dos maus comportamentos, mas também às soluções que existem para os evitar. 

A poluição dos oceanos é uma consequência da atividade humana que é urgente contrariar, e a solução passa por ter, em terra e no mar, comportamentos adequados e um sistema de tratamento e valorização de resíduos que seja eficaz e sustentável.

 

SESSÕES PRESENCIAIS E LIVE STREAM

As sessões têm início a 4 de julho, pelas 16h, na Academia de Ciências de Lisboa, às quais se pode assistir presencialmente e de forma gratuita, mas também em LiveStream em www.ccoceanos.pt

 

A primeira sessão conta com o seguinte programa:

 

Mergulhando na Problemática da Pesca Fantasma

Jéssica Link: biológa, instrutora de mergulho e pesquisadora na área de conservação marinha - Universidade Federal de Santa Catarina.

 

A diversidade do pescado em Portugal e suas possibilidades gastronómicas

Chef Luis Baena: Um dos poucos chef´s portugueses a ter trabalhado com Paul Bocuse e a somar 32 anos de carreira em quatro continentes (inclusive no Brasil). Pioneiro no seu empenho em projetos inovadores e promoção dos produtos tradicionais dos Açores.

 

Valorizar os Resíduos em terra para proteger o Mar

Ana Loureiro:  Diretora de Comunicação da EGF, Global Environment Facilities (empresa de referência no setor ambiental a nível europeu e líder em Portugal na valorização dos resíduos urbanos.

 

Os muitos perfis das ondas gigantes

Garrett McNamara: Surfista de ondas gigantes, recordista mundial na praia da Nazaré.

 

As próximas sessões estão agendadas para os dias 4, 11, 18 e 25 de julho – o programa das sessões será apresentado no website www.ccoceanos.pt

 

Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é um projeto de Nysse Arruda, jornalista e curadora, especialista em temas náuticos há mais de 20 anos em Portugal, autora de várias publicações e premiada em 2016 pelo Prémio Femina. Iniciou este projeto para promover o debate das questões essenciais associadas ao Mar, e obteve o apoio institucional de diversas instituições, com destaque para a Presidência da República, o Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Hidrográfico, Academia das Ciências de Lisboa, IPMA e da Unesco-Portugal.

Este projeto conta ainda como padrinhos os velejadores olímpicos João Rodrigues e Joana Pratas, mas também com o velejador brasileiro Torben Grael, o surfista Garret McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

 

Para mais informações: Ana Loureiro | 968601711 | ana.loureiro@egf.pt

Resulima reforça a rede de ecopontos 2 de julho de 2018

Durante o ano de 2018, a Resulima irá fazer um forte investimento no reforço da rede de ecopontos que estão disponíveis à população. Tendo como objetivo contribuir para o aumento das quantidades valorizáveis, no 1º semestre de 2018 foram instalados, pela Resulima, 25 ecopontos em toda a área geográfica da Resulima. O esforço de reforço na rede de ecopontos irá continuar durante todo o ano.

Resulima presente no Colóquio sobre Educação Ambiental 3 de junho de 2018

A Resulima esteve presente no Colóquio sobre Educação Ambiental, organizado pelas Águas de Barcelos e realizado no passado dia 30 de maio no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos. O primeiro painel abordou a temática “Estratégia Nacional e desafios para a Educação Ambiental” e teve como oradores: Francisco Teixeira (Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente); Luís Simas (Departamento da Qualidade da ERSAR); Hilário Seara (Águas de Barcelos); Abel Martins (Câmara Municipal de Barcelos) e Rui Silva (Resulima). Este primeiro painel foi moderado por Rogério Amoêda do Green Lines Institute.

Resulima assina protocolos com IPSS de Esposende 25 de maio de 2018

A Resulima, consciente do importante trabalho prestado pelas IPSS, bem como do apoio que estas merecem, participou no passado dia 25 no CLAS (Conselho Local de Ação Social) realizado no Município de Esposende. No decurso desta reunião foram celebrados protocolos com as diferentes IPSS no sentido de serem valorizados os resíduos produzidos. Pretendemos assim, colaborar e estabelecer sinergias com as diferentes organizações, no sentido de contribuir para o bem estar ambiental e social.

Qualidade de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos 19 de abril de 2018

A Resulima foi premiada com o selo de qualidade de serviço de gestão de resíduos urbanos na cerimónia que decorreu no passado dia 19 de abril, integrada no 12º Fórum Nacional de Resíduos. Esta distinção, na vertente resíduos, insere-se na iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) "Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017", organizada em parceria com o Jornal Água & Ambiente. Nesta edição foram considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.

Viana abraça Dia Mundial da Terra 21 de abril de 2018 - 14h30

O Município de Viana do Castelo, através dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvarães, a Delegação Regional do Minho da Deco e Resulima, promovem Evento Ecológico para assinalar o Dia Mundial da Terra.

O Evento realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 14h30, na escola primária da Costeira na freguesia de Alvarães e o convite é aberto a todos os cidadãos que estejam interessados em participar nesta iniciativa, que conta com um programa bastante apelativo.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de assistir a um workshop subordinado ao tema das compras inteligentes, a uma apresentação sobre compostagem doméstica e poderão ajudar na plantação de árvores no parque do Alvito.

A causa social deste evento é ajudar uma Instituição Pública de Solidariedade Social local, sem fins lucrativos.

Assim, solicita-se a todos os participantes que levem resíduos valorizáveis já separados, vidro, papel/cartão e plástico/metal, para entregar no local do evento, que será convertido num bem, para entregar à IPSS selecionada. Em troca do seu contributo receberá um ecobag, ou seja, um conjunto de 3 sacos tricolor, para utilização doméstica.

Crescimento de 9% na recolha tri-fluxo - 1º trimestre 6 de abril de 2018

Fruto dos recentes investimentos realizados, das ações de comunicação desenvolvidas e do alargamento do projeto de recolha dedicada de embalagens no pequeno comércio e serviços, a Resulima registou, no 1º trimestre de 2018, um crescimento de 9% nos quantitativos de materiais recicláveis recolhidos.

 

Os bons resultados obtidos permitem-nos acreditar no potencial do projeto de recolha dedicada, bem como alargá-lo aos municípios de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima. Pretendemos, assim, contribuir para uma melhor prestação do serviço de valorização de resíduos e alcançar as metas definidas.

Recolha dedicada de embalagens 13 de março de 2018

A Resulima implementou no município de Barcelos durante o 2º semestre de 2017, um projeto piloto de recolha dedicada de embalagens no pequeno comércio e serviço. Neste período, foram recolhidos 43,74 toneladas de papel e cartão.

Os bons resultados obtidos com esta experiência e a aquisição de 6 carrinhas de 3.500 kg permitirá alargar o projeto a outros municípios, tendo iniciado em março de 2018 no município de Esposende.

Pretendemos, assim, contribuir para uma melhor prestação do serviço de valorização de resíduos e alcançar as metas definidas.

 

A Nossa Casa é Um Planeta 9 de março de 2018

Resultado de um trabalho conjunto das participadas da EGF: ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO, com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, em colaboração com o Projeto_80 e com a Fundação Manuel António da Mota, foi lançada a ação de educação ambiental "A NOSSA CASA É UM PLANETA", na Escola Secundária de Amarante. no passado dia 8 de março.

As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem são desta forma abordadas de forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e 3 filmes projetados em 360º, o que possibilita uma dinâmica interativa com os alunos e participantes. Esta ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Os filmes contam a história de 2 irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, consoante o filme que vão ver, desenvolvem uma ação que vai alertar e explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que toos nós fazemos nas nossas casas.

Este projeto iniciará com um ciclo de apresentações em vários eventos, iniciativas e escolas dos vários ciclos de ensino. A agenda desta iniciativa será disponibilizada em breve, poderá ser consultada no website da EGF (www.egf.pt) e os eventos realizados na área de intervenção da Resulima serão divulgados neste site e nos habituais meios de comunicação.

Visita do Sr. Engº António da Mota à Resulima 5 de fevereiro de 2018

Decorreu no passado dia 30 de janeiro, a visita do Sr. Engº António da Mota às instalações da Resulima. Assim, foi possível acompanhar a atividade diária desenvolvida na nossa área de intervenção geográfica.

Sensibilização Ambiental em Ponte da Barca 12 e 14 de dezembro de 2017

Nos passados dias 12 e 14 de dezembro, a Resulima deslocou-se a Ponte da Barca para realizar uma campanha de sensibilização ambiental na Escola EB 2/3 de Ponte da Barca para os alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade. Pretendeu-se com esta campanha dar a conhecer a atividade da Resulima, sensibilizar para a correta separação dos resíduos, assim como esclarecer as dúvidas sobre estas temáticas. Para facilitar a correta separação dos resíduos nas habitações, foram distribuídos ecopontos domésticos e funis para auxiliar a recolha dos óleos alimentares usados.

Campanha de Sensibilização Ambiental Arcos de Valdevez 1 de dezembro de 2016

A Resulima realizou em dezembro de 2016 uma campanha de sensibilização ambiental no município de Arcos de Valdevez.

 

Através de uma campanha de proximidade, pretendeu-se, sensibilizar os munícipes para a correta separação dos resíduos, esclarecendo dúvidas e distribuindo ecopontos domésticos que facilitam a separação de resíduos nas habitações.

Campanha de Sensibilização Ambiental em Barcelos 1 de julho de 2017

A Resulima, juntamente com o Município de Barcelos, realizou no passado mês de julho uma campanha de sensibilização ambiental junto dos comerciantes no sentido de promover a correta separação de resíduos nos estabelecimentos comerciais.