Qualidade de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos 19 de abril

A Resulima foi premiada com o selo de qualidade de serviço de gestão de resíduos urbanos na cerimónia que decorreu no passado dia 19 de abril, integrada no 12º Fórum Nacional de Resíduos. Esta distinção, na vertente resíduos, insere-se na iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) "Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017", organizada em parceria com o Jornal Água & Ambiente. Nesta edição foram considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.

Qualidade de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos 19 de abril

A Resulima foi premiada com o selo de qualidade de serviço de gestão de resíduos urbanos na cerimónia que decorreu no passado dia 19 de abril, integrada no 12º Fórum Nacional de Resíduos. Esta distinção, na vertente resíduos, insere-se na iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) "Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017", organizada em parceria com o Jornal Água & Ambiente. Nesta edição foram considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.

Viana abraça Dia Mundial da Terra Vila de Alvarães - 21 de Abril - 14h30

O Município de Viana do Castelo, através dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvarães, a Delegação Regional do Minho da Deco e Resulima, promovem Evento Ecológico para assinalar o Dia Mundial da Terra.

O Evento realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 14h30, na escola primária da Costeira na freguesia de Alvarães e o convite é aberto a todos os cidadãos que estejam interessados em participar nesta iniciativa, que conta com um programa bastante apelativo.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de assistir a um workshop subordinado ao tema das compras inteligentes, a uma apresentação sobre compostagem doméstica e poderão ajudar na plantação de árvores no parque do Alvito.

A causa social deste evento é ajudar uma Instituição Pública de Solidariedade Social local, sem fins lucrativos.

Assim, solicita-se a todos os participantes que levem resíduos valorizáveis já separados, vidro, papel/cartão e plástico/metal, para entregar no local do evento, que será convertido num bem, para entregar à IPSS selecionada. Em troca do seu contributo receberá um ecobag, ou seja, um conjunto de 3 sacos tricolor, para utilização doméstica.

Crescimento de 9% na recolha tri-fluxo 06 ABRIL 2018

Fruto das ações de comunicação desenvolvidas e do alargamento do projeto de recolha dedicada de embalagens no pequeno comércio e serviços, a Resulima registou, no 1º trimestre de 2018, um crescimento de 9% nos quantitativos de materiais recicláveis recolhidos.

 

Os bons resultados obtidos permitem-nos acreditar no potencial do projeto de recolha dedicada, bem como alargá-lo aos municípios de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima. Pretendemos, assim, contribuir para uma melhor prestação do serviço de valorização de resíduos e alcançar as metas definidas.

Recolha dedicada de embalagens

A Resulima implementou no município de Barcelos durante o 2º semestre de 2017, um projeto piloto de recolha dedicada de embalagens no pequeno comércio e serviço. Neste período, foram recolhidos 43,74 toneladas de papel e cartão.

Os bons resultados obtidos com esta experiência permitiu alargar o projeto a outros municípios, tendo iniciado em março de 2018 no município de Esposende.

Pretendemos, assim, contribuir para uma melhor prestação do serviço de valorização de resíduos e alcançar as metas definidas.

 

A Nossa Casa é Um Planeta 09 MARÇO 2018

Resultado de um trabalho conjunto das participadas da EGF: ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO, com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, em colaboração com o Projeto_80 e com a Fundação Manuel António da Mota, foi lançada a ação de educação ambiental "A NOSSA CASA É UM PLANETA", na Escola Secundária de Amarante. no passado dia 8 de março.

As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem são desta forma abordadas de forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e 3 filmes projetados em 360º, o que possibilita uma dinâmica interativa com os alunos e participantes. Esta ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Os filmes contam a história de 2 irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, consoante o filme que vão ver, desenvolvem uma ação que vai alertar e explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que toos nós fazemos nas nossas casas.

Este projeto iniciará com um ciclo de apresentações em vários eventos, iniciativas e escolas dos vários ciclos de ensino. A agenda desta iniciativa será disponibilizada em breve, poderá ser consultada no website da EGF (www.egf.pt) e os eventos realizados na área de intervenção da Resulima serão divulgados neste site e nos habituais meios de comunicação.

Visita do Sr. Engº António da Mota à Resulima 5 FEVEREIRO 2018

Decorreu no passado dia 30 de janeiro, a visita do Sr. Engº António da Mota às instalações da Resulima. Assim, foi possível acompanhar a atividade diária desenvolvida na nossa área de intervenção geográfica.

Sensibilização Ambiental em Ponte da Barca 12 e 14 DEZEMBRO 2017

Nos passados dias 12 e 14 de dezembro, a Resulima deslocou-se a Ponte da Barca para realizar uma campanha de sensibilização ambiental na Escola EB 2/3 de Ponte da Barca para os alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade. Pretendeu-se com esta campanha dar a conhecer a atividade da Resulima, sensibilizar para a correta separação dos resíduos, assim como esclarecer as dúvidas sobre estas temáticas. Para facilitar a correta separação dos resíduos nas habitações, foram distribuídos ecopontos domésticos e funis para auxiliar a recolha dos óleos alimentares usados.

Campanha de Sensibilização Ambiental Arcos de Valdevez 01 DEZEMBRO 2016

A Resulima realizou em dezembro de 2016 uma campanha de sensibilização ambiental no município de Arcos de Valdevez.

 

Através de uma campanha de proximidade, pretendeu-se, sensibilizar os munícipes para a correta separação dos resíduos, esclarecendo dúvidas e distribuindo ecopontos domésticos que facilitam a separação de resíduos nas habitações.

Campanha de Sensibilização Ambiental em Barcelos 01 JULHO 2017

A Resulima, juntamente com o Município de Barcelos, realizou no passado mês de julho uma campanha de sensibilização ambiental junto dos comerciantes no sentido de promover a correta separação de resíduos nos estabelecimentos comerciais.