História RESULIMA
Uma história de evolução
2017
Unidade de Confinamento, Preparação e Tratamento de Resíduos Urbanos (UCPT)
Início da construção da UCPT em Paradela – Barcelos
2016
Implementação da nova marca Resulima
O ano de 2016 foi o ano de implementação da nova marca Resulima, sustentada numa estratégia de grupo, que corporiza uma forma de trabalhar mais integrada. Esta marca foi implementada nos vários suportes de comunicação da empresa e divulgada a todos os colaboradores, parceiros e partes interessadas, com o objetivo de renovar a imagem e permitir uma melhor identificação com os valores da Resulima.
2014
Alteração dos Estatutos da Resulima
Através do Decreto-lei n.º 101/2014, de 2 de julho são alterados os estatutos da Resulima, S.A. .
2011
Colocação de oleões e início da recolha seletiva de óleo alimentar usado
No 2º semestre de 2011 deu-se início à recolha seletiva de óleo alimentar usado (OAU) para posterior valorização.
2010
Início da produção de energia elétrica
Em agosto de 2010 inicia-se a produção de energia elétrica, através da entrada em funcionamento da Central de Valorização Energética de Biogás (CVEB), com uma capacidade instalada de 2,0 MW e que permite produzir e injetar na rede elétrica nacional, por ano, cerca de 15 GWh de eletricidade a partir do biogás gerado no aterro sanitário.
2007
Certificação da Resulima pelos referenciais de ambiente, qualidade, segurança e saúde no trabalho
A implementação do sistema de gestão integrado culmina com a certificação pelos referenciais de ambiente (ISO 14001), qualidade (ISO 9001), segurança e saúde no trabalho (OHSAS 18001)
2003
Reformulação da Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes
A Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes (ETAL) foi reformulada, recorrendo a um tratamento físico-químico e biológico com o objetivo de garantir um eficaz tratamento dos lixiviados gerados no aterro sanitário.
2001
Entrada em funcionamento da Estação de Transferência de Arcos de Valdevez
Em agosto de 2001 entrou em funcionamento a Estação de Transferência de Arcos de Valdevez, situada na freguesia de Oliveira.
1999
Colocação de ecopontos e início da recolha seletiva dos ecopontos
Em maio de 1999 entrou em funcionamento a central de triagem manual, situado em Viana do Castelo.
1998
Início da exploração do Aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado
A 18 de dezembro de 1998 é inaugurado e entra em exploração o Aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado, situado em Viana do Castelo.
1996
Constituição da Resulima
Através do Decreto-lei n.º 114/96, de 5 de setembro é criado o sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, integrando os municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. É assim constituída a sociedade RESULIMA – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A..