MOTA-ENGIL AMBIENTE EM DESTAQUE NO MAIOR CONGRESSO MUNDIAL DE RESÍDUOS
Emídio Pinheiro, CEO da Mota-Engil Ambiente, participa no ISWA 2024 e partilha com os pares os desafios do setor
A Mota-Engil Ambiente está presente, enquanto oradora e entidade patrocinadora, no Congresso anual da ISWA 2024, International Solid Waste Association, que arrancou ontem na Cidade do Cabo, na África do Sul, e se estende até dia 18.
No maior Congresso Mundial do setor de resíduos, são debatidos caminhos, estratégias, e soluções para o futuro da sustentabilidade, com foco na gestão dos resíduos e dos recursos do planeta.
Emídio Pinheiro, CEO Mota-Engil Ambiente, participou hoje no Congresso ISWA com as ideias, as estratégias e o conhecimento que a empresa adquiriu com a experiência de operação aos vários mercados ao longo dos anos.
“É de uma extrema relevância estarmos aqui hoje, como oradores e patrocinadores, num palco onde estão todos os gestores de recursos do mundo. O amanhã, o futuro, já começou há muitos anos e precisamos de unir esforços para que a sustentabilidade dos nossos recursos seja uma realidade. A maneira como tratamos resíduos e reinventamos o curso do caminho permite-nos trabalhar para arranjar melhores soluções e firmar com mais convicção o compromisso com a sustentabilidade.” – afirma o CEO da Mota- Engil Ambiente, Emídio Pinheiro.
A ISWA é uma rede internacional de profissionais e especialistas mundiais em resíduos e economia circular, cuja missão é a promoção e o desenvolvimento sustentável e profissional da gestão de resíduos a nível global com vista à transição para uma economia circular.
O Congresso Mundial ISWA é anual, começou em 1972, e é considerado o principal evento de gestão de resíduos do setor, com lugar em diferentes cidades, todos os anos. Este ano foi a primeira vez que o Congresso foi organizado em África.
Mais sobre ISWA: https://www.iswa.org/
Mais sobre o Congresso Mundial ISWA 2024: https://iswa2024.org/
VALORLIS EM CAMPANHA NAS PRAIAS
EcoPraias - "Vamos Reciclar à Beira-Mar" em parceria com Municípios da Região
A Valorlis vai estar presente nas praias da região, de 27 de julho a 31 de agosto, com a campanha EcoPraias- "Vamos Reciclar à Beira-Mar". A campanha, realizada em parceria com os municípios da região, tem como objetivo minimizar a quantidade de resíduos deixados nas praias, promover a sua reciclagem e incentivar a população a utilizar de forma eficiente os ecopontos de separação disponíveis.
Com o mote “Vamos reciclar à beira-mar”, os monitores da Valorlis vão estar junto à entrada das praias apelando aos banhistas para separarem corretamente os seus resíduos para que, no fim do dia, os areais estejam limpos e os resíduos produzidos encaminhados para reciclagem.
A ação percorrerá durante o mês de agosto nas praias: Praia Fluvial do Agroal, em Ourém, a Praia de São Pedro de Moel e da Vieira de Leiria, na Marinha Grande, a Praia do Pedrogão, em Leiria e a Praia do Osso da Baleia, em Pombal.
Sobre a Valorlis
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, continua a apostar na sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos da região.
Ficamos à disposição para quaisquer informações adicionais.
Para mais informações: Diana Ferreira |diana.ferreira@valorlis.pt
Concurso de poesia inspirado na reciclagem de vidro Valorlis entrega prémios aos vencedores do concurso de poesia “Reutilizar Poesia, Reciclar Palavras
Decorreu na passada quinta-feira, no Museu do Vidro, na Marinha Grande, a cerimónia de entrega de prémios da 2ª edição do concurso de poesia “Reutilizar Poesia, Reciclar Palavras” promovido pela Valorlis, com o intuito de criar e consolidar hábitos de escrita, promover e valorizar a poesia como expressão literária e incrementar boas práticas da separação e reciclagem de resíduos, com especial enfoque na reciclagem de vidro.
Uma cerimónia dedicada à poesia e à reciclagem de vidro que contou com a presença dos poetas, familiares, e representantes das instituições participantes que foram recebidos pelas personagens históricas Marquês de Pombal e Philadelphia Stephens. Os poemas foram declamados pela voz do músico marinhense Sérgio Bento.
Os jurados do concurso, o cronista e escritor Bruno Sousa, a bióloga e escritora Carla Veríssimo, ambos poetas e impulsionadores da Poesia e a Administradora da Valorlis, Marta Loia Guerreiro, entregaram os prémios aos vencedores, reconhecendo a qualidade dos poemas recebidos.
Nesta edição foram selecionados poemas pelo júri que estiveram a votação do público na página de Facebook da Valorlis, de forma a envolver a população na temática.
Os participantes vencedores do prémio do júri foram: 1º classificado Sílvio Silva, 2º classificado, André Fonseca, 3ª classificada Isabel Moio. Foi ainda distinguido com uma Menção Honrosa o poema escrito por Ricardo Pereira.
Os participantes vencedores do prémio do público foram: 1ª classificada, Manuela de Castro, 2ª classificada, Nídia Nair.
Os poemas vencedores, foram impressos num saco reutilizável, personalizado e oferecidos a todos os participantes, juntamente com um ecoponto doméstico. Os poetas vencedores receberam ainda um trofeu e um vale para aquisição de livros, nas livrarias locais.
O concurso foi direcionado a amantes de escrita e poesia, residentes nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis, e recebeu 87 poemas, escritos por autores de idades compreendidas entre os 11 e os 87 anos, e ainda de utentes de 10 instituições da região.
Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis, salienta que “esta iniciativa foi um sucesso, com uma boa adesão por parte da população, o dobro da edição anterior, e com uma participação de qualidade manifestada através dos poemas recebido”, e acrescenta que “A Valorlis pretende continuar a associar a reciclagem à expressão literária e artística e desta forma incrementar boas práticas de separação e reciclagem junto de um público mais vasto”.
Ficamos à disposição para quaisquer informações adicionais.