NOTÍCIAS
15 julho 2021

Entre junho e agosto de 2021 está a ser implementada a campanha de sensibilização ambiental “Dar vida ao vidro” nos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

Esta campanha, que conta com o financiamento da Sociedade Ponto Verde, pretende sensibilizar o canal HORECA nas freguesias mais densamente povoadas dos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima para a importância da separação dos resíduos de embalagem de vidro. Uma monitora de sensibilização ambiental aborda os estabelecimentos do canal HORECA, colocando à disposição a entrega gratuita de um contentor de 120 ou 240 litros, bem como os posteriores serviços da Resulima para a recolha seletiva das embalagens de vidro.

Entre nesta campanha e contacte a Resulima através do número de telefone 258 350 330 ou em resulima.pt

2 julho 2021

A Resulima, representada por Rui Silva, Administrador Executivo da empresa, participou no dia 1 julho, no III ENCONTRO NACIONAL LIMPEZA URBANA com o tema “ Biorresíduos: Realidade Aumentada “.

Organizada pela Associação Limpeza Urbana - Parcerias para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis é uma iniciativa dedicada ao tema da limpeza urbana realizada em Portugal e reúne as autarquias de norte a sul do país, empresas municipais, empresas fornecedoras de equipamentos e serviços, entidades do Estado, instituições de ensino e investigação, empresas privadas de gestão de resíduos. Neste encontro foi apresentada a nova unidade de tratamento de resíduos da Resulima, cuja construção foi financiada pelo POSEUR e irá brevemente entrar em funcionamento. 

Assista aqui ao vídeo da conferência. 

10 FEVEREIRO 2021

A RESULIMA registou no ano de 2020 um aumento na recolha seletiva de 9% face ao ano de 2019.

Este crescimento da recolha seletiva resulta de um conjunto significativo de investimentos realizados, cofinanciados pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) em áreas como aquisição de novos veículos de recolha, ecopontos e ações de comunicação e sensibilização ambiental.

A Resulima dispõe de uma rede de 1.975 ecopontos distribuídos pelos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, nos quais são depositados os resíduos valorizáveis. Por fluxo, a recolha seletiva registou um aumento de 6% no que se refere ao papel/cartão, 15% no que se refere ao plástico/metal e 8% no que se refere ao vidro.

Mesmo num ano tão atípico como o 2020, pode-se afirmar que a reciclagem tem evoluído positivamente e que a mesma poderá continuar a evoluir com o contributo de todos os cidadãos, a quem agradecemos e incentivamos as boas práticas registadas.

309
HABITANTES
MIL
6
MUNICÍPIOS
4
INSTALAÇÕES
143
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS
15,4
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
12,5
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO MAIS AMIGO DO AMBIENTE
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos